Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O olhar de Edward Weston

Vamos mergulhar no tempo e conhecer um dos artistas visuais mais importantes da história no mundo, Edward Weston. Um dos fotografos mais valorizados de todos os tempos, referência mundial para os pesquisadores e amantes da arte de fotografar.

Seu nome completo é, Edward Henry Weston, nasceu 24 de março de 1886, em Highland Park, cidade localizada no estado americano Illinois, no Condado Lake.

Viveu grande parte de sua infância em Chicago, onde entrou entrou para Oakland Grammar School, escola de a escola de quatro anos primeira alta em Garrett County, conselho mais ocidental do estado de Maryland, fundado por Allegany County,condado situado na parte noroeste do estado de Maryland, EUA.


Weston começou a fotografar aos 16 anos de idade, assim que ganhou de presente do seu pai uma câmera “olho Bull”. Suas primeiras imagens capturada foram no nos parques de Chicago e numa fazenda da família – seus primeiros contatos foram com a natureza. Depois que teve sua primeira fotografia publicada em 1906, na Câmara e Câmara Escura, se mudou para a Califórnia. Mas antes de se dedicar inteiramente a carreira, chegou a trabalhar como um agrimensor para San Pedro, Los Angeles e Salt Lake Estrada de Ferro. Nesta época paralelamente atuou como fotografo ambulante, hoje em dia conhecido como freelance. Vendia seu trabalho batendo de porta em porta, fotografou crianças, animais e funerais na época.

Ao perceber a iportância do treino formal, em 1908 resolveu voltar para o leste e freqüentou a Academia Illinois de Fotografia, em Effingham, Illinois, onde concluiu o curso em 12 meses e voltou para California. Em Los Angeles, encontrou emprego como retocador no estúdio Retrato George Steckel. Em 1909, trabalhou no Studio Portrait Louis A. Mojoiner como fotógrafo e demonstrou habilidades extraordinárias, com iluminação e posando.Se casou com sua primeira esposa, Flora Chandler em 1909. Teve quatro filhos com Flora; Edward Chandler (1910), Theodore Brett (1911), Laurence Neil (1916) e Cole (1919). Em 1911, Weston abriu seu estúdio próprio retrato em Tropico, na Califórnia.

Esta foi a sua base de operação para as próximas duas décadas. Weston se tornou bem sucedido trabalhando em foco suave, estilo pictórico e ganhou muitos salões e prêmios profissionais, além do reconhecimento internacional.

Artigos sobre o seu trabalho foram publicados em revistas como American Photography, Era Foto e Foto em miniatura. Weston também é autor de muitos artigos. Em 1912, Weston encontrou com Margrethe Mather em seu estúdio Tropico. Mather torna-se sua primeira assistente de estúdio e um modelo mais freqüente para a próxima década.

Mather teve uma influência muito forte em Weston. Ele chegou dizer: “primeira mulher importante na minha vida." Weston começou a manter diários em 1915 que veio a ser conhecido como seu "Daybooks." Eles narram sua vida e desenvolvimento fotográfica em 1930, obra que auto se referencia.



Em 1923, Weston se mudou para a Cidade do México, onde abriu um estúdio fotográfico. Muitos retratos e nus importantes foram tomadas durante o seu tempo no México, onde artistas famosos como Diego Rivera, David Siqueiros, Orozco e José saudaram Weston como o mestre da arte do século 20.

Depois de volta para a Califórnia em 1926, começou o seu trabalho para o qual ele é o mais merecidamente famoso: formas naturais, close-ups, nus e paisagens. Entre 1927 e 1930, realizou uma série de monumentais close-ups de conchas, pimentão, repolho e cortadas ao meio, trazendo as ricas texturas de suas esculturas como formas. Weston fixou moradia em Carmel, na Califórnia em 1929 e disparou a primeira de muitas fotografias de rochas e árvores de Point Lobos, na Califórnia. Foi um dos membros fundadores do Grupo f/64 em 1932 com Ansel Adams, Van Dyke Willard, Imogen Cunningham e Noskowiak Sonya.

Weston tornou-se o primeiro fotógrafo a receber uma bolsa da Fundação Guggenheim para o trabalho experimental em 1936. Após o recebimento desta comunhão passou os próximos dois anos fotografando  no oeste e sudoeste dos Estados Unidos com a assistente e futura esposa, Charis Wilson.

Entre 1946 e 1948 começou a sentir os sintomas da doença de Parkinson e disparou sua última fotografia de Point Lobos. Em 1946 o Museu de Arte Moderna de Nova York realizou uma grande mostra retrospectiva de 300 cópias do trabalho de Weston. Ao longo dos anos de doença gradualmente incapacitante, supervisionou a impressão de suas obras por seus filhos, Brett e Cole. Sua carteira de 50 anos foi publicado em 1952, com fotografias impressas por Brett. A Smithsonian Institution realizou o show, "The World of Edward Weston", em 1956, uma homenagem às suas realizações notáveis ​​na fotografia americana. Edward Weston morreu em primeiro de janeiro de 1958 em sua casa, Wildcat Hill, em Carmel, Califórnia. Suas cinzas de foram espalhadas no Oceano Pacífico na Praia de seixos a Point Lobos. Hoje o mundo herdou sua obra como referência.

Conheçam a obra de Weston.

Jan. 2, 1958
Carmel, Calif.














Nenhum comentário:

Postar um comentário